CPF, Serasa e Você


Muitos de nós já nos perguntamos para que serve o CPF no Brasil, visto que temos outros documentos em solo brasileiro que possuem identificação única, porém o CPF é o cadastro de pessoa física junto a Receita Federal do Brasil. Todo cidadão contribuinte deve possuir o seu CPF cadastrado na base da Receita Federal do Brasil, assim como outras informações fornecidas pelos cidadãos.

A posse do CPF não é obrigatória, porém é necessária para a maior parte das operações financeiras no Brasil. E quando falamos em operações financeiras nos referimos desde abertura de contas em banco até financiamentos ou compra de bens. E durante a etapa de consumo é que entra a importância do seu CPF.

É de praxe que empresas façam consultas sobre seus compradores no ato da compra para evitar ou diminuir possíveis calotes de seus clientes. Baseando-se na análise de crédito do cliente a empresa decidi se deve ou não fechar contrato com o mesmo. Caso a consulta do CPF retorne que o cliente está com dívidas em aberto é recomendado o cliente procurar um balcão do SPC Brasil ou da Serasa para verificar o ocorrido.

Mas quem possui estas informações? Existe algum órgão que controla o poder de crédito do consumidor brasileiro? Sim! A RENIC (Rede Nacional de Informações Comerciais é uma rede mantida pelos lojistas de todo o Brasil com o objetivo de terem garantias de proteção de crédito. Além disso, existem as CDLs (Câmara de dirigentes Lojistas) a associações comerciais ao redor do Brasil que também possuem um departamento de proteção ao crédito e fazem consulta CPF e consulta SPC Serasa para a pessoa física ou pessoa jurídica.

Por falar em SPC, quem são eles? O SPC é o Serviço de Proteção ao Crédito que utiliza as informações disponibilizadas pelos lojistas para verificar a inadimplência ou adimplência de pessoas físicas ou jurídica. Caso você possua alguma inadimplência cadastrada no sistema a pessoa que solicitar uma consulta CPF no SPC Serasa possivelmente deixará de fechar negócio com você, por isso é muito importante ter o nome limpo.

A Serasa é uma empresa privada que possui uma grande base de dados de pessoas físicas e empresas do Brasil, informações estas indicam dívidas vencidas e não pagas, registro de protesto de títulos, ações judiciais, cheque sem fundo e outros registros oriundos de fontes públicas ou oficiais.

A Serasa disponibiliza a consulta CPF para bancos, empresas e pessoas físicas com o objetivo de auxiliar a decisão de crédito, tornando os negócios mais seguros.

Mas o que é o crédito que se tanto fala neste artigo? O crédito é uma transação em que o comprador, investido de confiabilidade pela empresa ou loja credora, adquire um bem ou serviço que irá pagar em uma ou mais parcelas durante um determinado período. Isto é, o crédito permite que o consumidor possa comprar a prazo, antecipando a aquisição de bens e serviços.

Para finalizar gostaria de salientar que a atualização dos dados nas bases de dados da consulta CPF SPC Serasa é feita diariamente, por isso é muito importante que você que esteja negativado faça a verificação constante junto ao SPC Brasil para poder ter seu poder de compra de volta.

Categorias:

SPC / Serasa


Voltar
  • CPF Completo

  • R$ 6,00
  • Informações da consulta de CPF Simples além de alertas de cheques perdidos, sustados, roubados, extraviados e contas encerradas, cadastro dos emitentes de cheque sem fundos.
Consulta CPF Completo
  • CNPJ Completo

  • R$ 6,00
  • Consulta a síntese cadastral do CNPJ, grafias, a existência de informações de inadimplência, pendencias financeiras de PEFIN e REFIN, confirmação de telefones e endereços e aler...
Consulta CNPJ Completo
© 2015 mercadoflex – Todos os direitos reservados | Política de privacidade | Condições de uso
Marca d'agua da logo MercadoFlex